A jaqueta perfeita


Ela já passou por Marlon Brando, Elvis Presley, Madonna e até Arnold Schwarzenegger e seu Exterminador do Futuro. Perfecto é o nome da jaqueta de motociclista que, mais de 70 anos depois de criação, continua firme nos closets. Desenhada em 1928 por Irving Schott, da Schott Bros, a original era confeccionada em couro com, pelo menos, um milímetro de espessura, tudo para proteger os motoqueiros em caso de quedas.



Em 1953, mais de 20 anos depois de seu nascimento, a jaqueta perfecto se tornou popular entre os jovens, que viam Marlon Brando vestir o modelo da Schott Bross no filme era O Selvagem, onde o ator interpretava Johnny, personagem que refletia toda a rebeldia da época.

Nos anos 70, os punks se apropriaram da jaqueta, tornando ainda mais forte a imagem de rebeldia. Madonna também foi fã da perfecto nos anos 80. Na década seguinte, Arnold Schwarzenegger trouxe ela de volta para as telas do cinema. Nos anos 2000, os Strokes e quem mais fosse adepto às subculturas vestiram a jaqueta como uniforme. Atualmente, modernos mesclam a peça com elementos nada rebeldes, como vestidos leves e sapatilhas, tornando a perfecto cada vez mais um ícone da moda.





A perfecto original, em couro, ainda é uma das mais utilizadas, mas tecidos como jeans, algodão, moletom e até veludo já viraram matéria-prima. Na foto, os modelos da Topshop, Adidas by Stella McCartney, Mike&Chris e Maria Bonita Extra.





Das peças em couro preto, Balmain, Rick Owens e Balenciaga fizeram suas releituras do clássico.





Os modelos Rick Owens são um dos preferidos das celebridades antenadas, como mostram Sarah Jessica Parker e Ashley Olsen, que optaram por um couro diferenciado, e Anne Hathaway, que para contrapor o peso do couro, escolheu um vestido delicado de cor suave.



by As Patrícias




Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas