As 5 apostas de Rosenbaum para 2010

O que esperar da decoração, do design e da arquitetura nos próximos 12 meses? Para o designer a tendência é personalizar

0,,35239295,00 Todo início de ano, surge a mesma pergunta: o que vai ser quente de agora em diante? As pessoas querem saber que cor será a mais vista nas lojas, que tipo de material vai ser mais usado para revestir pisos e paredes, quais formas serão mais exploradas na decoração. Para o designer Marcelo Rosenbaum, essas questões não têm resposta exata. “É preciso fazer uma casa que tenha a ver com as pessoas que moram nela, essa é a grande tendência”, explica. Pedimos que ele selecionasse as 5 coisas que deverão ser levadas em conta na hora de decorar, construir ou reformar em 2010. A boa notícia é que as dicas de Rosenbaum valem não só para 2010, mas também para 2011, 2012, 2013...

Identidade
Um dos pontos mais importantes é que os ambientes precisam refletir o jeito e o espírito de quem vive ali. Atender às necessidades dos moradores e imprimir marcas próprias é essencial. “Gosto de incluir brasilidade, por exemplo, algo regional, peças conscientes”, diz o designer.

0,,35242009,00

Sala de um apartamento decorado por Marcelo Rosenbaum: toques de cor e personalidade

Inclusão
Se for possível deixar a sua casa com o visual que você quer e ainda ajudar outras pessoas com isso, então, por que não? Preste atenção em produtos feitos por cooperativas, comunidades, ONGs... Dá para encontrar diversos móveis e objetos bacanas e ainda colaborar com quem precisa. “É aquele papo do ‘ecochato’, mas é verdade”, explica.

Cor
Abuse das cores e das estampas de que você gosta. Isso ajuda a decorar a casa com personalidade e dá aos ambientes uma cara mais alegre. “Sempre com harmonia e com bom gosto, é claro”, alerta Rosenbaum.


Verdade
Na hora de construir, decorar ou reformar, aproveite para reforçar os valores em que você acredita. Não adianta fazer um quarto igualzinho ao que você viu na televisão, se aquelas peças, aqueles materiais e aquelas cores não refletem o seu modo de vida.


Autoestima
Antes de tudo é preciso ter autoestima e usar isso ao decorar a sua casa. Faça o que tem a ver com as suas preferências. Para o designer, o limite é o bom senso. “E tem a questão do gosto, que é relativo. O que para uma pessoa é bonito, para outra pode ser feio”, completa.

0,,35240590,00 0,,35240621,00

Crédito: Casa e Jardim

Comentários

Postagens mais visitadas